Você está aqui: Página Inicial > Menu de Navegação > SEI

SEI

Sistema Eletrônico de Informações
  1. O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Umas das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real, com diversas facilidades para os usuários.

  • Portabilidade: 100% Web e por ser acessado por meio dos principais navegadores: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
  • Acesso Remoto: Pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones. Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância;
  • Tramitação em múltiplas unidades: incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional, inerente à limitação física do papel. Deste modo, várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si;
  • Transparência e Gestão: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo de processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros.
     
  1. O que vem além do SEI?

O programa DNIT SEM PAPEL possui como primeira, e principal iniciativa, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mas não irá parar por ai. O programa prevê uma série de iniciativas cujos objetivos são promover a eficiência, aumentar a produtividade, ser transparente e modernizar a gestão da Autarquia. 

  1. Cronograma do Programa

O programa DNIT SEM PAPEL já cumpriu etapas importantes e essenciais para a concepção de um novo modelo de Gestão de Documentos que permitirá ganhos eficiência para a Autarquia. Vale ressaltar que o programa não se limita à implantação do SEI, sendo as etapas cumpridas importantes para as próximas iniciativas do programa.

Com relação ao SEI, a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2017 o sistema já esteja funcionando para um grupo piloto de processos, e que até o final do ano ele esteja consolidado para todos os processos administrativos do Órgão. 

  1. Objetivos e Metas do Programa

Com a implantação do SEI, o DNIT reduzirá drasticamente o uso do papel. Essa iniciativa otimizará as rotinas de trabalho, favorecerá o trabalho colaborativo e reduzirá gastos, contribuindo para a construção de um ambiente mais sustentável. Podemos citar, além da redução do uso do papel, como principais benefícios do programa: